Réveillé en pleine nuit

Despertares noturnos

O problema explicado:

Na realidade, é muito normal acordar no meio da noite. O sono é composto de ciclos e, quando o final de um ciclo é alcançado, você está mais alerto e o menor barulho ou o menor estresse inconsciente podem te acordar. O problema real é quando você tem problema para voltar a dormir rapidamente.


Na maioria dos casos, é a ansiedade e o estresse que impedem você de dormir.


Pode ser ansiedade relacionada às suas preocupações ou ao dia difícil pela frente. Também pode resultar do medo de não dormir o suficiente: você acha que não tem tempo de voltar a dormir antes de acordar ou está antecipando ansiosamente o som do alarme.


O medo não é apenas um fenômeno psicológico. O medo e o estresse ativam o chamado estado de alerta, um mecanismo fisiológico caracterizado por uma hiperativação do sistema nervoso autônomo. Neurotransmissores como a noradrenalina são liberados, o que contribui para estimular a excitação central e mantê-lo acordado.

Objetivos:

  • Reequilibre o seu sistema nervoso autônomo para quebrar o ciclo vicioso do estresse e da ansiedade que te mantém acordado.

  • Deixe-se levar

  • Em longo prazo, ajuda você a reconquistar a confiança na sua capacidade de voltar a dormir rapidamente. De fato, você sabe como voltar a dormir imediatamente, mas o medo de não ter sucesso ou pensamentos ansiosos te bloqueiam.


Como Dodow te ajuda:

Dodow não pode impedi-lo de acordar durante a noite, mas pode ajudá-lo a adormecer rapidamente!

  • Ao respirar durante um período de tempo suficiente no ritmo de Dodow (6 respirações por minuto), você estimula o barorreflexo, um pequeno mecanismo fisiológico que restaura o equilíbrio do sistema nervoso autônomo. Assim, você passará rapidamente do estado de alerta (ativação do sistema nervoso simpático) para o estado de repouso (ativação do sistema nervoso parassimpático), a mesma condição em que se encontra durante a digestão: um pouco sonolento.

  • Sincronizar a sua respiração com um pulso de luz, em um ritmo lento e constante, tem um efeito hipnótico (o fenômeno é semelhante a assistir a um pêndulo). Assim, depois de alguns minutos, você pode deixar-se levar e dormir.

  • Após alguns meses, você recuperará a confiança em si mesmo, você perceberá que o seu corpo sabe como adormecer sozinho, quando a mente ou a ansiedade não interferem. Poderá então deixar de usar o Dodow!

Descubra Dodow
Stress

Estresse

O problema explicado:

Todos os tipos de eventos estressantes colocam o seu sistema em alerta. Quando você chega em casa, pode estar tenso e relativamente irritado. Na verdade, você ativou um mecanismo de defesa chamado estado de alerta. O estado de alerta é caracterizado pela hiperativação do sistema nervoso autônomo. O seu corpo está pronto para enfrentar uma situação perigosa. Nem a epinefrina é secretada, o que ajuda a estimular a excitação central e mantém você acordado. Nos tempos pré-históricos, esse mecanismo fisiológico teria te ajudado a evitar adormecer em um ambiente hostil e a ser atacado por um urso, mas hoje ele te mantém acordado quando não existe perigo real. Normalmente, a transição do estado de alerta para o estado de repouso é automática, mas o acúmulo de estresse retarda o processo e pode levar horas em vez de minutos.

Objetivos:

  • Nosso objetivo é reequilibrar o seu sistema nervoso autônomo e ajudá-lo a sair do estado de alerta o mais rápido possível. Este reequilíbrio é essencial para encontrar o estado de repouso propício ao sono, para deixar-se levar e desconectar-se completamente dos eventos estressantes do seu dia.

  • Deixe-se levar ao desconectar-se completamente dos eventos estressantes do dia.


Como Dodow te ajuda:

  • Ao respirar no ritmo de Dodow (6 respirações por minuto), você estimula o barorreflexo, um pequeno mecanismo fisiológico que restaura o equilíbrio do sistema nervoso autônomo. Assim, você passará rapidamente do estado de alerta (ativação do sistema nervoso simpático) para o estado de repouso (ativação do sistema nervoso parassimpático). O estado de repouso é o mesmo estado em que, durante a digestão, se está ligeiramente sonolento. Nesse estado, você é muito menos sensível ao estresse, o metabolismo desacelera e a secreção de neurotransmissores que o mantêm acordado é interrompida. Finalmente, você chega ao limiar do sono.

  • Sincronizar a sua respiração com um pulso de luz, em um ritmo lento e constante, tem um efeito hipnótico (o fenômeno é semelhante a assistir a um pêndulo). Assim, depois de alguns minutos, você pode deixar-se levar e dormir.


    Outras situações: em um quarto de hotel após viajar para outros fuso horários, ou domingo à noite quando a ansiedade de segunda-feira impede que você durma.

Descubra Dodow
Pensées plein la tête

Pensamentos passando pela sua cabeça

O problema explicado:

O problema é duplo:

  • Quando você é consumido pelos seus pensamentos e eles te excitam ou te assustam, neurotransmissores são liberados, que possuem efeitos colaterais, incluindo envio de um sinal para o cérebro para mantê-lo acordado. É como se você estivesse assistindo a um filme emocionante, dificultando o adormecer.


  • Você pode estar mais ou menos atento aos seus pensamentos, às vezes eles podem estar soltos, mas muitas vezes eles parecem reais. O problema é um pouco semelhante à sensibilidade ao som. Você pode estar ciente dos sons ou não prestar atenção neles. Quando você vai para a cama, se você é muito atento e alerta, o menor pensamento pode mantê-lo acordado.

Objetivos:

  • Crie uma distração que ocupará a sua mente com algo muito menos estimulante do que os seus pensamentos.

  • Torne-se menos atento, menos alerta e assegure-se de que você não tenha consciência dos seus pensamentos. Em um teatro, o objetivo seria movê-lo fisicamente da primeira para a última fileira, onde a cena é muito menos clara e detalha o desvanecimento auditivo e visual.

  • Torne-se menos atento, menos alerta e assegure-se de que você não tenha consciência dos seus pensamentos. Em um teatro, o objetivo seria movê-lo fisicamente da primeira para a última fileira, onde a cena é muito menos clara e detalha o desvanecimento auditivo e visual.


Como Dodow te ajuda:

Dodow não é um produto milagroso, mas uma ferramenta inteligente que promove o sono regulando o funcionamento do sistema nervoso sem os efeitos colaterais freqüentemente encontrados em muitos produtos de auxílio ao sono.

  • Crie uma distração que ocupará a sua mente com algo muito menos estimulante do que os seus pensamentos.

  • Ao concentrar-se no sinal luminoso e sincronizar a sua respiração com o ritmo, a maior parte de sua atenção será ocupada por algo muito menos estimulante do que os seus pensamentos.

Curiosidade: Na Rússia, um cientista chamado Pavlov descobriu que, ao colocar cães em quartos vazios, onde nada poderia estimular a sua curiosidade, eles adormeceram imediatamente. Dodow reproduz o mesmo efeito na sua cabeça.

Descubra Dodow
Soucis

Preocupações

O problema explicado:

Um rompimento difícil, a perda de um emprego ou uma depressão temporária costumam ser acompanhados de insônia. Devemos agir rapidamente antes que a insônia se torne "condicionada" e continue mesmo quando as suas preocupações ficarem finalmente para trás.


O maior problema é geralmente associado ao estresse, que causa problemas de sono. O estresse tem consequências fisiológicas que resultam em um desequilíbrio do sistema nervoso autônomo. O seu corpo está pronto para enfrentar uma situação perigosa, você está no que é chamado de estado de alerta, que é caracterizado pela liberação de neurotransmissores que o mantêm acordado ao estimular o sistema nervoso simpático.

Objetivos:

  • Deixe-se levar ao ocupar o seu cérebro, o que evitará que você fique revirando os seus problemas.

  • Você passa do estado de alerta, onde a excitação e a vigilância são estimuladas, para o estado de repouso, onde você é menos reativo a todas as suas preocupações, como se estivesse levemente anestesiado.


Como Dodow te ajuda:

  • Ao concentrar-se no sinal luminoso e sincronizar a sua respiração com o ritmo, a maior parte de sua atenção será ocupada por uma atividade mais relaxante, em vez de revirar os seus problemas. Consequentemente, você prestará menos atenção aos seus pensamentos ansiosos. Por outro lado, o pulso luminoso regular tem um efeito hipnótico. Assim, depois de alguns minutos, você pode deixar-se levar e dormir.

  • Ao respirar durante um período de tempo suficiente no ritmo de Dodow (6 respirações por minuto), você estimula o barorreflexo, um pequeno mecanismo fisiológico que restaura o equilíbrio do sistema nervoso autônomo. Assim, você passará rapidamente do estado de alerta (ativação do sistema nervoso simpático) para o estado de repouso (ativação do sistema nervoso parassimpático), a mesma condição em que se encontra durante a digestão: um pouco sonolento. Nesse estado, você é muito menos sensível ao estresse, o metabolismo desacelera e a secreção de neurotransmissores que o mantêm acordado é interrompida e você chega ao limiar do sono.

Outras situações: a noite anterior a um evento importante, como uma entrevista de emprego, um competição equestre internacional, provas finais do período, ou o seu casamento.

Descubra Dodow
Insomnies chronique

Insônia crônica

O problema explicado:

Você só precisa ter problemas para adormecer duas ou três vezes seguidas antes da pergunta surgir: "Será que vou adormecer hoje à noite?" Você já imaginou a agenda caótica de amanhã. Esse medo de não dormir é esperado e pode levar repetidamente à insônia. A verdade é que o seu corpo não esqueceu como adormecer, mas simplesmente acredita que você não pode fazer isso hoje à noite e esse condicionamento impede que você adormeça.


O medo não é apenas um fenômeno psicológico. O medo e o estresse ativam o que chamamos de estado de vigília, um mecanismo fisiológico resultante de uma hiperativação do sistema nervoso autônomo. Neurotransmissores como a noradrenalina são então secretados para estimular certas áreas do cérebro e mantê-lo acordado. A ativação desse estado estava sendo usada em tempos pré-históricos, quando os seres humanos corriam o risco de ser colocados em constante perigo físico. Hoje, no entanto, o estado de luta ou fuga perdeu o seu significado, especialmente na hora de dormir.


Quando você tem consciência dessa ansiedade e ainda não consegue dormir, você se estressa ainda mais, o que apenas reforça o fenômeno, é um ciclo vicioso. Você adormece apenas quando já abandonou toda a esperança de poder dormir e, então, muitas vezes é tarde demais!


Objetivos:

  • Liberte-se do objetivo de adormecer que cria o que é chamado de ansiedade de desempenho (medo do fracasso: neste caso, não conseguir dormir). Você provavelmente já percebeu que é quando você desiste da luta que o sono vem.

  • Quebre o ciclo vicioso da insônia e passe pelo estado de alerta para o estado de repouso.

  • Recupere a confiança em si mesmo, para que perceba que o seu corpo já sabe como adormecer.


Como Dodow te ajuda:

  • Ao fazer o exercício por 20 minutos, o seu único objetivo é respirar no ritmo da luz, para que pare de lutar internamente para dormir e liberte-se da ansiedade de desempenho que o impede de dormir. Na psicologia, este fenômeno é chamado: intenção paradoxal.

  • Ao respirar durante um período de tempo suficiente no ritmo de Dodow (6 respirações por minuto), você estimula o barorreflexo, um pequeno mecanismo fisiológico que restaura o equilíbrio do sistema nervoso autônomo e faz você passar rapidamente do estado de alerta para o estado de repouso, a mesma condição em que se encontra durante a digestão: um pouco sonolento.

  • Sincronizar a sua respiração com um pulso de luz, em um ritmo lento e constante, tem um efeito hipnótico (o fenômeno é semelhante a assistir a um pêndulo). Assim, depois de alguns minutos, você pode deixar-se levar e dormir.

  • Você recuperará a confiança em si mesmo após algumas semanas e não precisará mais do modo de 20 minutos. Você poderá então passar para o modo de 8 minutos e, com um pouco de sorte, poderá desligar o Dodow depois de alguns meses!

Descubra Dodow
Femmes enceintes

Insônia & Gravidez

O problema explicado:

Acordando com freqüência, dificuldade em adormecer... as noites das gestantes não são fáceis. As causas dessas noites difíceis são numerosas, mas geralmente podem ser divididas em duas categorias: causas fisiológicas e causas psicológicas.

  • As causas fisiológicas incluem: dor devido ao refluxo ácido, cólicas, dor nas pernas, dor nas costas ou dor nas articulações. A necessidade de diuréticos também faz com que você acorde; normalmente, você seria capaz de adormecer de novo facilmente, se não fosse a ansiedade que a mantém acordada.

  • A ansiedade é a principal causa psicológica de noites difíceis para uma futura mãe, mas também tem um impacto fisiológico! A ansiedade ativa, também chamada de estado de alerta, é um mecanismo fisiológico caracterizado pela hiperativação do sistema nervoso autônomo. Neurotransmissores como a noradrenalina são liberados, o que contribui para estimular a excitação central e mantê-la acordada.

Objetivos:

  • Relaxe o seu corpo para torná-lo menos sensível à dor. De fato, quando o corpo está em repouso, é menos sensível à dor e você experimenta uma sensação de bem-estar.

  • Você é capaz de passar do estado de alerta para o estado de repouso, combatendo os efeitos da ansiedade que contribuem para mantê-la acordada.

  • Deixe-se levar.

  • Diferente das pílulas para dormir, o Dodow não é ingerido, o que o torna um produto particularmente adequado para mulheres grávidas, para quem as pílulas para dormir são fortemente desencorajadas!


    Ao respirar muito lentamente no ritmo indicado por você no Dodow, poderá relaxar profundamente. Além disso, vários estudos científicos mostraram que a respiração lenta limitou a percepção de dor.

  • Finalmente, o efeito do Dodow na dor é semelhante ao da ioga ou terapia de relaxamento, com a vantagem de poder se exercitar diretamente da sua cama sem ter que pagar por cada sessão. Além disso, Dodow orienta você por 8 ou 20 minutos, sem necessidade de fazer mais esforço!


    Ao respirar por um período de tempo suficiente no ritmo do Dodow (6 respirações por minuto), você estimula o barorreflexo, um pequeno mecanismo fisiológico que restaura o equilíbrio do sistema nervoso autônomo. Assim, você passará rapidamente do estado de alerta para o estado de repouso, o mesmo estado em que se encontra durante a digestão: um pouco sonolento.

  • Sincronizar a sua respiração com um pulso de luz, em um ritmo lento e constante, tem um efeito hipnótico (o fenômeno é semelhante a assistir a um pêndulo). Assim, depois de alguns minutos, você pode deixar-se levar e dormir.

Descubra Dodow
Environnement bruyant

Ambiente barulhento

O problema explicado:

Na realidade, não é o ruído que o mantém acordado, mas sim a sua reação ao ruído. De fato, algumas pessoas conseguem adormecer em aviões, em trens, outras até no trabalho...


O som do ronco não é necessariamente perturbador por si só, mas a irritação que isso provoca o mantém acordado. Essa reação ao ruído provoca uma resposta fisiológica que resulta na secreção de neurotransmissores, estimulando a sua excitação e o estado de alerta centrais, que o mantêm acordado.

Objetivos:

O objetivo é simplesmente torná-lo menos reativo a ruídos como o ronco. Para fazer isso, existem duas formas:

  • Criar uma distração para ocupar o seu cérebro com alguma coisa muito menos irritante que os ruídos ambientais.

  • Tornar-se menos atento e menos reativo, para garantir que você não esteja ciente dos ruídos externos. Em um show, o objetivo seria fazer você sair da primeira fileira e ir até a última fileira: os alto-falantes estão longe, o som é menos audível.


Como Dodow te ajuda:

  • Ao concentrar-se no sinal luminoso para sincronizar a sua respiração no ritmo dele, ocupará a maior parte da sua atenção com uma atividade muito menos irritante do que o ruído em que estava se concentrando. Assim, irá ignorar o ronco ao seu lado.

  • Ao respirar durante um período de tempo suficiente no ritmo de Dodow (6 respirações por minuto), você estimula o barorreflexo, um pequeno mecanismo fisiológico que restaura o equilíbrio do sistema nervoso autônomo. Assim, você passará rapidamente do estado de alerta (ativação do sistema nervoso simpático) para o estado de repouso (ativação do sistema nervoso parassimpático). Nesse estado, você é muito menos sensível a estímulos, seja externo: ruído, luz; ou interno: pensamentos.

Outras situações: festas na vizinhança, vizinhos que acabaram de ter um filho, vizinhos que estão tentando ter outro filho, vizinhos que assistem ao último filme de ação em seu home theater; enfim, para todos os tipos de vizinhos ruidosos e outros estímulos externos, como a luz do bar da frente.

Descubra Dodow

Você gostaria de compartilhar a sua experiência?

Contate-nos